08 dicas estratégicas para planejar com sucesso o seu marketing de conteúdo!

SEO Wagner Santos Por SEO Wagner Santos 16 leitura mínima
marketing de conteúdo

Você já se perguntou sobre como trabalhar com marketing de conteúdo? A verdade é que, a cada dia que passa, essa vem se tornando uma estratégia cada vez mais relevante.

Afinal de contas, 84,7% (ou 155,7 milhões) estão presentes na internet, deve-se ter algumas estratégias para impactá-las. E segundo o Metropolis, mais de 450 milhões de pessoas começaram a usar as redes sociais só no ano de 2020.

E uma das melhores formas de conectar seu negócio a essa multidão é justamente através do marketing de conteúdo. Mesmo porque, as pessoas estão na internet buscando informações.

Nesse ínterim, muitos buscam informações sobre determinado produto ou serviços, aumentando as chances de converter um leitor em um comprador.

Sendo assim, tem sido cada vez mais necessário saber como trabalhar com marketing de conteúdo, haja vista que é tão relevante.

Então, no artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre esse assunto, bem como mostrar 8 estratégias para aplicar em 2023. Sem mais delongas, vamos ao que interessa!

O que é marketing de conteúdo?

Video de Rock Content Brasil

O marketing de conteúdo nada mais é que um tipo de estratégia que visa produzir conteúdos impecáveis para o seu público-alvo.

Ou seja, se tem em vista entender qual é o perfil de pessoas que o acompanha para, então, produzir conteúdos que essas pessoas se interessem.

Dessa forma, torna-se possível auxiliar em todo o processo de compra, além de atrair o público de forma mais espontânea e natural. Muitas empresas usam o SEO para isso!

Inclusive, é possível afirmar que esse é o combustível ou a base do inbound marketing. A ideia do marketing de conteúdo é informar as pessoas para que, no futuro, elas enxerguem a sua empresa como uma referência.

Por consequência, acaba por atrair um público mais qualificado. Além disso, esse tipo de estratégia se aplica em diferentes formatos, bem como:

  • Blogs;
  • Vídeos;
  • Imagens;
  • Podcasts;
  • Redes sociais, etc.

Cada vez mais o marketing de conteúdo vem superando as táticas tradicionais, uma vez que ele está presente na vida de todas as pessoas.

Além disso, trata-se de uma ótima forma de se conectar com clientes em potencial, sem que isso pareça ser algo artificial, por exemplo.

O principal intuito dessa estratégia é atrair, engajar e reter um público. Mas isso só se torna possível a partir do momento que se sabe como trabalhar com marketing de conteúdo.

Deve-se fazer isso oferecendo um conteúdo que seja valioso, relevante e consistente, que se projete para resolver problemas, além de educar e entreter.

Por que investir em marketing de conteúdo?

Primeiro porque, à medida que o tempo passa, cada vez mais as pessoas vêm consumindo o marketing e propaganda diferenciadamente.

Mesmo porque, hoje em dia, as pessoas não ficam mais à mercê das mídias tradicionais, onde são obrigadas a assistir peças publicitárias.

Através da internet, as pessoas tiveram a autonomia de consumir apenas aquilo que lhe interessa. E, caso algo fuja do prumo, acaba sendo ignorado ou bloqueado.

Mas, através do marketing de conteúdo, tornou-se possível atrair justamente um público mais qualificado e disposto a interagir com a sua marca.

Afinal de contas, você entende melhor a sua persona e oferecer materiais que são mais relevantes para os potenciais compradores.

É por meio da produção de conteúdo que se torna possível atrair consumidores e fazer com que eles confiem em sua marca.

Trata-se de uma excelente estratégia de atração, uma vez que se conecta aos hábitos das pessoas. Ao aprender a trabalhar com marketing de conteúdo, a sua marca alcança as pessoas certas, apresentando soluções para os seus problemas gerando melhores resultados.

Melhores estratégias de marketing de conteúdo para 2023

Como o marketing de conteúdo se baseia em ferramentas digitais, é necessário ficar sempre atento às melhores estratégias, até para garantir melhores resultados.

Afinal de contas, a internet é algo com muitas variantes, que pode mudar a todo segundo. Mas, em relação às melhores estratégias de marketing de conteúdo para 2023, podemos citar as seguintes:

1. Saiba como o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing se relacionam!

Devido à transformação digital, há uma constante mudança em relação à forma com que o consumidor se comporta.

E o inbound marketing é justamente uma das consequências de todo esse movimento, o qual procura se adaptar a esses novos tempos.

Então, ao invés de fazer propagandas que sejam muito agressivas e jogar anúncios na cara de todo usuário de internet, o intuito é fazer as coisas de forma mais sutil.

O inbound nada mais é que uma metodologia de marketing digital, a qual se baseia no conceito de criar e compartilhar apenas conteúdos que sejam relevantes para o público-alvo.

Ou seja, é uma forma de fazer com que os seus clientes procurem a sua empresa, e não o contrário. É possível fazer isso através de uma estratégia direcionada para isso.

E, ao ter o interesse desse público, acaba se tornando muito mais fácil oferecer soluções e fechar negócios.

Mas, para que isso possa se tornar possível, intuitivamente e não invasiva, procure se adequar a quatro pilares:

  1. Atrair: é quando há entrega de um conteúdo relevante para o público-alvo;
  2. Converter: ocorre ao transformar um visitante em lead;
  3. Vender: nada mais é que fechar o negócio, entregando valor ao cliente;
  4. Encantar: é quando ocorre uma relação verdadeira entre o cliente e a empresa.

Então, podemos dizer que o marketing de conteúdo funciona análogo a um ímã, onde o intuito é justamente atrair o máximo de pessoas possíveis, que fazem parte do público-alvo.

Mas, outra coisa que precisa entender é que, ao investir no marketing de conteúdo, a empresa deve considerar adotar também o inbound marketing, a fim de que sejam estratégias cada vez mais sutis.

2. Analise profundamente a sua marca!

Outra coisa que você precisa entender sobre como trabalhar com marketing de conteúdo, em relação a entender profundamente a sua marca.

Então, antes mesmo de fazer o planejamento, definir objetivos e metas, deve-se atentar primeiro ao conceito da sua marca.

O intuito, nesse caso, é o de produzir materiais que representem de fato a empresa, que consiga atrair e conquistar o público-alvo.

Entenda que todo conteúdo que irá produzir, seja em artigos para blog, vídeos ou até uma estratégia de e-mail marketing, influência na forma com que o consumidor irá enxergar a sua empresa.

Então, procure fazer o planejamento de tudo quanto for possível. Avalie se é possível imprimir os valores, crenças e propósitos da empresa, por exemplo.

3. Entenda a base de um planejamento de marketing de conteúdo!

Atrair e reter os clientes é essencial para todas as empresas, e é por isso que o marketing de conteúdo se tornou vital para poder alcançar este objetivo.

No entanto, a melhor forma de conseguir todos esses feitos é através do planejamento da jornada. Então, dedique-se a fazer um bom planejamento.

E isso significa avaliar todas as possíveis ideias e vontades que tanto você quanto a sua equipe quer alcançar.

Ao criar um plano de marketing de conteúdo, você precisa estudar o mercado e responder uma série de perguntas importantes, bem como:

  • Quem é o seu público?
  • O que ele quer e precisa saber?
  • Quais são as suas principais dúvidas sobre as soluções que a sua empresa oferece?
  • Como fornecer essas respostas dentro de cada etapa do funil de vendas?

Então, antes de fazer qualquer tipo de planejamento, o ideal é buscar entender o que a sua empresa faz e quais desafios é preciso superar.

Também saiba que, muito mais do que apenas responder a essas perguntas, deve-se ter disciplina para se manter fiel ao planejamento de marketing de conteúdo.

Sendo assim, procure evitar sair daquilo que já se esquematizou. Crie materiais que apenas se relacionam com aquilo que concorda com as estratégias da empresa.

4. Estabeleça objetivos e metas!

Outra coisa que você precisa avaliar, para entender sobre como trabalhar com marketing de conteúdo, é em relação aos seus objetivos e metas.

Ao estabelecer as suas estratégias, o que de fato planeja obter? Qual é a razão que está por trás de todas essas ações?

A partir do momento que você define objetivos e estabelece metas, você ajudará e muito na organização e no calendário de ações.

Mas, além disso, também será possível entender de que forma o planejamento de marketing de conteúdo deve se comportar para ser possível ter bons resultados.

Uma das formas de fazer isso é utilizando uma calculadora de leads, por exemplo. Afinal de contas, ela permite calcular as metas e vendas, além de apresentar o número de leads para cada etapa do funil.

Entenda que é de grande importância não esquecer que cada um dos seus objetivos precisa ter métricas para ser possível avaliar a desempenho.

Então, se um dos seus objetivos é aumentar o número de leads que gera, estabeleça um padrão desejável para tal crescimento. Pergunte-se:

  • Qual o número de porcentagem que desejo?
  • Quanto tempo irá demorar até alcançar esse resultado?
  • Quais são os indicadores que irão ajudar na análise?

5. Conheça sua audiência

Outra coisa que você precisa saber sobre como trabalhar com marketing de conteúdo, é em relação ao conhecimento da sua audiência.

Com quem você quer relacionar? A verdade é que entender melhor o seu público-alvo é uma das ações mais essenciais ao fazer qualquer tipo de planejamento de marketing de conteúdo.

E a resposta para isso é bem simples. Para ser possível atrair a atenção das pessoas, deve-se saber que elas gostam, certo?

Então, ao invés de apenas produzir conteúdos que você acha ser interessante e aguardar que o seu público ache o mesmo, que tal fazer ao contrário?

Ou seja, procure entender o que o seu público quer. A partir dessas informações, você oferece exatamente aquilo que eles querem ver.

6. Escolha os tipos de conteúdos e canais!

A partir do momento que você conhece melhor o seu público, acaba que naturalmente irá escolher os tipos de conteúdo. Mas só isso não basta.

Primeiro que não adiantará postar sempre a mesma coisa, portanto, é preciso diversificar os assuntos, desde que continuem sendo relevantes para o seu público e que se conecte com a sua marca.

Fora isso, procure saber também qual é a melhor forma de divulgar esses conteúdos, que irá atrair mais pessoas. A verdade é que você tem uma série de opções, bem como:

  • Guias;
  • Webinars;
  • Artigos;
  • E-book;
  • Infográfico;
  • Pesquisas;
  • Entrevistas;
  • Cases de sucesso;
  • Novidades, etc.

Ademais, também procure entender como as boas respostas podem se comportar para produzir diferentes materiais.

Então, que tal além de fornecer as informações em forma de artigo de blog, também oferecesse um livro eletrônico informativo ou mesmo um infográfico?

Através dessas ações, você conseguirá ampliar ainda mais as chances de atração, cliques e ainda ter melhores CTA.

Analisar o desempenho dos seus conteúdos é de grande importância, uma vez que pode aparecer a necessidade de realizar alguns ajustes.

Às vezes, você cria o conteúdo perfeito, com uma grande ligação com o seu público-alvo. No entanto, a forma com que divulgou o conteúdo pode não ser a mais adequada.

7. Use ferramentas de marketing de conteúdo!

Se você quer saber como trabalhar com marketing de conteúdo, nada mais justo do que utilizar ferramentas adequadas, certo?

E a verdade é que, independente do tipo de estratégia de marketing de conteúdo que a sua equipe planejou, é essencial ter o apoio de algumas ferramentas.

Afinal de contas, isso garante maior produtividade tanto na construção quanto na distribuição de conteúdos.

E, dentre algumas dessas ferramentas de marketing de conteúdo, podemos citar as seguintes:

  • Canva: trata-se de uma ótima ferramenta de design para criar posts, haja vista que detém uma biblioteca bem extensa, com imagens e elementos gráficos;
  • BuzzSumo: nada mais é que uma ferramenta que permite entender quais são os conteúdos mais relevantes para o seu público;
  • ClickFunnels: ajuda a criar jornadas que irão levar o usuário a se tornar lead e cliente da sua marca;
  • Kred: visa medir a sua influência, além de permitir se conectar com outros influenciadores dentro do seu nicho;
  • Trello: trata-se de uma ótima solução para organizar as atividades, a qual é vital quando se fala em planejamento da criação e distribuição de conteúdos.

8. Crie um plano de distribuição para seu conteúdo

De nada irá adiantar investir em bons formatos, postar no blog e apenas “torcer” para que isso lhe dê bons resultados.

A verdade é que o marketing de conteúdo também se preocupa em formas de distribuir o conteúdo. Nesse caso, a ideia é bem similar a um plano de distribuição de produto ou serviço.

Isso quer dizer que você precisa programar a entrega de conteúdos. No entanto, os planos de distribuição de conteúdos devem ter como base aquilo que faz sentido para a empresa.

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Com uma carreira dedicada ao SEO e ao marketing digital desde 2019, sou um especialista com 33 anos e 4 anos de experiência profunda na área. Minha jornada é marcada por um histórico rico em estudos de casos e testes práticos, que se estendem desde clientes variados até projetos pessoais inovadores como a 'Revista de Marketing', 'SEO Wagner Santos', 'Midia Con', 'Brasil Wiki', entre outros. Atualmente, além de gerenciar meu próprio site sobre SEO, contribuo regularmente com percepções e atualizações sobre os mecanismos de pesquisa para renomados veículos de comunicação como G1, PortalN10 e Piuai Hoje. Meu trabalho e especialização em SEO foram reconhecidos em grandes portais de notícias, incluindo Catraca Livre, G1, ACidadeOn e Rock Content.