Como Usar Corretamente as Palavras de Transição nos Processos SEO?

SEO Wagner Santos Por SEO Wagner Santos 24 leitura mínima
palavras de transição para SEO

A otimização para motores de busca (SEO) é uma preocupação crescente para qualquer negócio que deseja melhorar o desempenho das suas páginas na “internet”. Angariar mais visitantes e, após isso, gerar “leads” para transformar em clientes é uma necessidade de, basicamente, todas as empresas. Com isso, as palavras de transição para SEO terão uma função importantíssima nesse processo.

Apesar de ser um conceito que não é tão abordado e lembrado pelos gestores de otimização, essa categoria de palavras são fundamentais para tornar qualquer texto atrativo e fácil de ser consumido.

Entretanto, apesar de possuir uma grande influência no ranqueamento das páginas de busca do Google, as palavras de transição não são analisadas diretamente pelos motores do buscador.

A verdade é que existem outras métricas influenciadas pela presença das palavras de transição para SEO e que, por sua vez, são analisadas diretamente para a definição das posições das páginas.

Em um primeiro momento, você pode ter ficado um pouco confuso sobre o assunto, porém, fique tranquilo, pois vou te mostrar exatamente o que você precisa saber sobre essa categoria de palavras e como utilizar nos seus conteúdos.

O que são palavras de transição?

Conhecendo ou não esse conceito, você, certamente, visualiza palavras de transição a todo momento em qualquer texto que tenha coerência e seja fácil de ser lido.

Isso porque estas palavras servem exatamente para construir fluidez durante a leitura e tornar o processo de aquisição de conhecimento mais fácil, e prazeroso.

Para ser mais prático, imaginamos o processo de construção das ideias que embasam qualquer categoria de produção textual. Você concorda que o conjunto de parágrafos é uma soma de pensamentos que comunicam algo, correto?

As palavras de transição para SEO servem exatamente para unir diferentes pensamentos e tornar toda a leitura mais fácil. Dessa forma, o usuário consegue perceber a conexão entre as frases e cria uma ordem de raciocínio na cabeça.

Vamos a um exemplo. Assim, você conseguirá entender facilmente o conceito que estamos analisando:

  • “Estudar SEO é importante, porém, não podemos esquecer que o marketing é construído por diversos segmentos. Dessa forma, um profissional qualificado deve buscar conhecer, também, as áreas adjacentes à otimização para motores de busca”;
  • “Estudar SEO é importante. Não podemos esquecer que o marketing é construído por diversos segmentos. Um profissional qualificado deve buscar conhecer as áreas adjacentes à otimização para motores de busca”.

Analisando às duas sentenças, você consegue perceber a diferença? Certamente, ler e compreender o parágrafo 1 é mais fácil e a leitura se torna mais fluida. Por outro lado, a leitura do parágrafo 2 se torna rebuscada e mais “chata”.

Isso acontece porque os termos “porém”, “dessa forma” e “também” são palavras de transição, ou seja, conectam frases que, de certa forma, são independentes, dando sequencialidade a uma ideia.


Por que as palavras de transição são importantes para SEO?

Quando se fala em criação de conteúdo, principalmente para Blogs, onde a carga textual é maior que em outros canais, precisamos nos atentar sempre para a qualidade do texto e a experiência do usuário durante a leitura.

Dessa forma, começamos a considerar alguns artifícios na estrutura do conteúdo que acabam facilitando a vida do visitante e tornando a página mais atrativa.

Naturalmente, as palavras de transição para SEO serão um dos pontos essenciais para tornar um texto efetivamente bom, com potencial suficiente para brigar pelas primeiras posições de qualquer buscador.

No entanto, como citamos previamente, o tema do nosso artigo não é analisado diretamente pelo Google, pelo Bing ou qualquer outro buscador. Portanto, precisamos entender essa relação indireta.

O Google lê o texto e interpreta as palavras de transição?

Apesar de os algoritmos do Google e de todas as outras ferramentas mais populares da internet estarem evoluindo de forma assustadoramente rápida, eles não realizam a leitura completa do texto, incluindo as palavras de transição.

Nesse sentido, o seu texto precisa possuir uma boa taxa de utilização dessas palavras para podermos entender como atrativo aos usuários. Isso sim! Fará com que o Google ranqueie melhor o seu conteúdo.

Por exemplo, quando o visitante chega em um conteúdo do seu “blog” e começa a leitura, é fundamental que a fluidez na observação das ideias seja notada e a facilidade de consumo do conteúdo, seja um fator de destaque.

Assim, é muito provável que o usuário permaneça na sua página, consuma o conteúdo na íntegra e, além disso, tenha mais oportunidades de realizar qualquer outra categoria de ação, como visitar outras páginas ou entrar em contato com você.

Todas as possibilidades de interação nascem com uma leitura agradável. Caso esse primeiro fator falhe, dificilmente você conseguirá manter as pessoas por muito tempo lendo o seu artigo.

Partindo para o que o Google realmente analisa.

Se entendermos que determinado conteúdo está bem escrito, com as palavras de transição para SEO sendo utilizadas da forma correta, provavelmente a retenção dos visitantes será crescente.

Além disso, uma parte das pessoas possivelmente consumirá o conteúdo e partirá para outras páginas do seu site ou “blog”, interagindo ainda mais com os seus conteúdos.

Esse comportamento do usuário é analisado pelo Google a todo momento e é exatamente essa análise que será influenciada pelas palavras de transição.

Em um texto bem construído e utilizando esse segmento de palavras, entende-se que as pessoas ficarão por mais tempo, terão uma quantidade maior de interações e mostrarão ao Google que o seu conteúdo é relevante.

Como a relevância dos conteúdos é tudo o que o Google busca para entregar aos seus usuários, o seu artigo ganha posições e pode figurar, inclusive, entre os primeiros da página de resultados.

Conhecendo as categorias de palavras de transição para SEO.

palavras de transição para SEO
Palavras de transição para SEO

Quando segmentamos uma classe de palavras como palavras de transição, podemos separá-las em subgrupos que auxiliarão ainda mais o processo de empregar nas suas construções de ideias.

Isso porque, antes de empregar uma palavra de transição, é necessário entender o contexto a ser inserido, a ideia que deve ser passada e a sensação que o usuário precisa ter ao consumir o conteúdo.

Sendo assim, segmentar os termos facilita a vida do produtor de conteúdo e torna a construção do “texto ideal” ainda mais objetiva.

Introdução

Esta categoria de palavras de transição para SEO se encaixa muito bem em inícios de frases, ou quando você está iniciando uma nova ideia e quer deixar claro para o leitor.

Alguns exemplos são:

  • A princípio;
  • Antecipadamente;
  • Desde já;
  • À primeira vista;
  • Primeiramente;
  • Em primeiro lugar;

Exemplo de frase: A primeira vista, as palavras de transição não parece ser tao importante, no entanto, são fundamentais para a legibilidade e escaneabilidade do texto.

Naturalmente, os exemplos são inúmeros, haja vista a grande variedade de palavras e termos que possuímos na língua portuguesa. No entanto, quando compreendemos a ideia dos termos, fica mais fácil encontrar a palavra correta.

Vale lembrar que muitas das palavras de transição são sinônimos, ou seja, se torna ainda mais fácil mesclá-las na publicação para evitar uma repetição desnecessária de palavras.

Continuação

As palavras de transição para SEO de continuação já se encaminham para uma linha de continuidade de uma ideia. Nesse caso, elas serão utilizadas no meio dos pensamentos.

Isso não significa que elas não podem aparecer no início de uma frase ou parágrafo, no entanto, precisa-se compreender que elas darão continuidade ao que foi falado na frase ou no parágrafo anterior.

Confira alguns exemplos de palavras de transição de continuação:

  • Contudo;
  • Porém;
  • Todavia;
  • Entretanto;
  • Por exemplo;
  • Ainda assim;
  • Nesse sentido;
  • Em outras palavras.

Exemplo de frase: as palavras de transição se tornaram indispensáveis nos últimos tempos, quando falamos de otimização de conteúdo. Entretanto, se atualizar e aplicar as estratégias de SEO on-page em conjunto é crucial para o sucesso de qualquer site na “internet”.

Assim como as palavras de introdução, também podemos estender muito mais os exemplos, porém, a quantidade citada já será suficiente para a compreensão da ideia.

Tempo

Nossa terceira categoria de palavras de transição para SEO traz, também, a sequencialidade das ideias, porém, emprega uma característica temporal que não pode ser realizada pelas categorias anteriores.

As palavras de transição de tempo trabalham para que o usuário consiga ter noção de fatores como prazo, urgência, entre outros que envolvem o tempo.

Alguns exemplos de palavras de transição de tempo são:

  • Enquanto;
  • Em seguida;
  • Imediatamente;
  • Finalmente;
  • Agora;
  • Ao passo que;
  • Às vezes.

Exemplo de frase: esse artigo explica o que são as palavras de transição e como usar. Agora, depende de você aplicar no conteúdo para ter resultados!

É importante lembrar que as palavras de transição não dependem umas das outras para existirem. É possível empregar apenas uma na sua frase, buscando determinada fluidez, sem maiores problemas.

Comparação

A quarta das nossas categorias de palavras de transição para SEO trata de, como o próprio nome sugere, comparações entre sentenças. Esta comparação pode seguir uma linearidade ou se tornar adversativa.

Tudo depende da forma como é empregada e da ideia que se deseja passar para o leitor durante o texto.
Abaixo, alguns exemplos:

  • Por outro lado;
  • Bem como;
  • De maneira idêntica;
  • Ao contrário;
  • Conforme;
  • Analogamente;
  • Tanto quanto.

Exemplo de frase: as estratégias de SEO no texto se tornaram um dos pilares mais importantes para ranquear bem nos últimos anos. Por outro lado, as estratégias OFF-page ainda continua sendo importante no posicionamento de um site no Google.

Podendo ser empregada tanto em início quanto meio ou fim de frase, esta categoria de palavra pode contribuir e muito para o alinhamento dos seus pensamentos, tornando os seus conteúdos muito mais fáceis de se consumir.

Conclusão

A última categoria das palavras de transição é a de conclusão. Esta é utilizada para finalizar pensamentos e concluir raciocínios. Sendo assim, pode ser utilizada no início ou no meio dos parágrafos, porém, sempre com o tom de finalização.

Por exemplo, ao fim deste conteúdo, provavelmente você verá alguma palavra de transição de conclusão, sinalizando que o artigo está chegando ao fim e que as ideias estão sendo finalizadas.

Confira alguns exemplos de palavras de transição de conclusão:

  • Por fim;
  • Definitivamente;
  • Assim;
  • Logo;
  • Acima de tudo;
  • Enfim;
  • Em suma.

Exemplo de frase: por fim, use esse artigo para melhorar a qualidade do conteúdo trabalhando as palavras de transição para melhorar a experiência do usuário.

Algumas dessas palavras são utilizadas, inclusive, para resumir um raciocínio em poucas palavras. Por exemplo: alguns parágrafos deste conteúdo iniciam com “em suma”, principalmente quando uma definição vem logo em seguida.


Como saber se estou utilizando a quantidade de palavras de transição?

Essa é uma pergunta muito comum, já que não existe um valor fixo de palavras de transição para SEO a serem “catalogadas”.

Se você possui um “blog” em WordPress, posso te dizer que os seus problemas acabaram. Isso porque existe um plug-in específico para Worpress que se chama Yoast SEO e é extremamente popular entre os usuários.

Conhecendo o Yoast!

Ao instalar o plug-in no seu WordPress e acessar a parte de criação de artigo, provavelmente algumas mensagens aparecerão mais ao final da página.

Assim, será possível identificar possíveis falhas na otimização da página e do site em que ela está inserida. No entanto, você pode averiguar e decidir o que precisa realizar para reduzir a quantidade de avisos de advertência.

Tais advertências podem ser sobre a quantidade de palavras de transição, quantidade de frases com mais de 20 palavras, entre outros.

Basicamente, este plug-in é excelente para monitoramento de SEO e quanto mais você conseguir segui-lo melhor, todavia, realize as alterações de uma forma que mantenha a essência do seu conteúdo.

O que o Yoast Analisa?

Geralmente, existem dois fatores macro que o plug-in Yoast! SEO analisa ao averiguar um texto: legibilidade e escaneablidade.

Para você entender melhor, trabalharemos estes dois termos separadamente e rápida.

Legibilidade

O primeiro ponto é, sem dúvidas, a legibilidade. Para o plug-in, alguns parâmetros precisam ser respeitados para que o texto seja julgado como atrativo para o leitor.

Vale ressaltar que grande parte, se não a maioria, dos “blogs” é desenvolvida em WordPress, logo, a aderência ao Yoast é massiva por parte dos usuários.

Sendo assim, o plug-in consegue identificar as necessidades de melhoria para tornar o texto mais atraente e mais propício para subir posições nos buscadores.

Todavia, se não preparamos as páginas, de forma planejada e bem estruturada, dificilmente conseguiremos atender a todas as demandas.

Em suma, a legibilidade avalia a facilidade com que o leitor lerá o texto proposto. Dentre os diversos fatores analisados, estão as palavras de transição para SEO.

Além disso, o plug-in ainda analisa a quantidade de palavras por frase e, também, a complexidade das palavras e das frases que compõem o texto.

Escaneabilidade

Por outro lado, o plug-in também analisa a escaneabilidade do texto, que se resume à facilidade com que o usuário consegue entender sobre o que o texto se refere sem precisar consumi-lo por completo.

Para que a escaneabilidade seja entendida como boa! O texto deve ser dividido em subtítulos, cuja densidade de palavras entre cada subtítulo não pode ultrapassar 300 palavras.

Além disso, a escaneabilidade também possui como característica o tamanho dos parágrafos. Entende-se que parágrafos amigáveis possuem entre 2 e 3 linhas.

Todos esses fatores fazem com que o usuário consiga acessar a página, arrastar a barra de rolagem rapidamente e compreender tudo o que o texto trata por meio dos subtítulos.

Existe um número mínimo de palavras de transição para SEO?

Na prática, não existe uma quantidade pré-definida como boa! Até porque esse valor poderia variar conforme o tamanho do texto, no entanto, é importante analisarmos a experiência do leitor.

Se partimos do pressuposto que as palavras de transição para SEO interferem indiretamente no ranqueamento das páginas, precisamos analisar os fatores que mantém relação direta com o posicionamento nos resultados de busca.

A partir daí, entendemos a experiência do usuário como um fator-chave. E é exatamente isso que consideraremos para compreender se a quantidade de palavras de transição está boa ou não.

Para te auxiliar, o próprio Yoast faz sugestões sobre a quantidade, no entanto, a análise humana é essencial para garantir a melhor fluidez na leitura.

Como escolher os termos ideais?

Quando nos deparamos com um “catálogo” vasto de termos de transição, podemos nos sentir perdidos, sem saber qual utilizar e em, qual momento.

Nesse sentido, existe a necessidade de interpretar tanto a aplicação de cada uma das palavras quanto o momento do conteúdo visando compreender qual é o sentido que queremos dar àquela palavra de transição.

Além disso, é primordial que você tenha ciência sobre o tom que o interlocutor costuma se comunicar com o leitor. Isso porque as palavras de transição também precisa ter uma linguagem amigável e conforme o que já é praticado.

Dessa forma, não podemos utilizar uma palavra como “nesse ínterim” quando, realmente, a comunicação no “blog” é extremamente informal.

As palavras de transição me colocarão na primeira posição do Google?

É natural que nós sempre estejamos buscando respostas concretas para os nossos questionamentos, assim como buscamos fórmulas mágicas para resolver os nossos problemas.

Todavia, não olhe para as palavras de transição para SEO com a famosa “síndrome do objeto brilhante”.

Adequar o seu texto a essas orientações de harmonização textual não fará o seu texto subir diversas posições e, também, a ausência de tal adequação não será o fim dos tempos.

Pelo contrário, as otimizações de SEO englobam diversos fatores pertinentes e que, juntos, formam o ranqueamento dos buscadores. Sendo assim, você também precisará se ater aos outros fatores pertinentes à busca orgânica.

No entanto, quando se fala das primeiras posições, é natural que a disputa seja no detalhe, o que faz com que o comportamento do usuário possa ser um pequeno diferencial que contribuirá para subir ou descer degraus.

De qualquer forma, as palavras de transição são mais um ponto de análise dentro da sua estratégia de SEO. Mantenha os conteúdos sendo construídos com grande apreço e você será recompensado.

Tome cuidado com a necessidade de estar 100% com o plug-in Yoast!

Apesar deste plug-in para WordPress, ser excelente e entregar orientações fundamentais para uma preparação melhor do texto, é fundamental que o bom senso seja aplicado em conjunto.

Isso porque o algoritmo do Google e dos outros buscadores e o comportamento do usuário são coisas extremamente voláteis e podem mudar por diversos fatores.

Dessa forma, mesmo que o plug-in indique que o seu texto está perfeito, pode ser que, na prática, as coisas não aconteçam na maior das perfeições e as primeiras posições não venham tão rapidamente.

Por outro lado, se você julgar que o texto está exatamente como você gostaria, porém, o Yoast indicou alguma necessidade de mudança, avalie cuidadosamente e sinta-se livre para alterar ou não.

A decisão final precisa ser sua, pois você terá o sentimento do que cativará ou não o seu público. Nesse sentido, partimos do pressuposto que você conhece melhor do que ninguém a sua audiência, melhor inclusive do que o Yoast.

Conclusão sobre as palavras de transição para melhorar o SEO

Geralmente, recapitularemos como você utilizará as palavras de transição para SEO e potencializar ainda mais o ranqueamento das páginas do seu site ou “blog”.

Lembre-se de analisar o seu texto de uma forma que priorize a experiência do usuário. Dessa forma, as métricas de comportamento melhorarão e, consequentemente, o Google visualizará o seu conteúdo como relevante.

As palavras de transição serão perfeitas para iniciar, conectar e finalizar ideias. Utilize-as livremente, visando sempre melhorar a legibilidade do seu texto, sem esquecer, em momento algum, da escaneabilidade dele.

O plug-in Yoast será perfeito para analisar a utilização das palavras de transição e poderá ser um excelente parâmetro de avaliação da qualidade do conteúdo.

No entanto, é preciso ter senso para entender que o algoritmo que analisa o texto não possui o raciocínio e a compreensão de ideias de um ser humano. Logo, tenha o seu entendimento como prioridade.

Se o plug-in avaliar o conteúdo com algum ponto negativo, entenda a natureza desta avaliação e verifique se as alterações são necessárias ou desnecessárias.

Muitas vezes, a sua ideia prevalecerá sobre o que o plug-in aconselha, já que é você que tem a noção do comportamento do cliente, e não a máquina.

Com o tempo e com a prática, a utilização das palavras de transição para SEO se torna natural e você conseguirá, cada vez mais, variar os termos e tornar o seu texto cada vez mais rico.

Todavia, atenha-se sempre à linguagem que você ou a sua empresa se comunica com o cliente, para existir coerência na comunicação, sem excessos de formalidades ou coloquialidades excessivas.

Você já conhecia o conceito de palavras de transição? Costuma utilizá-las nos seus textos? Deixe nos comentários e conte-nos um pouco da sua experiência com esta pequena parte das otimizações de SEO.

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Com uma carreira dedicada ao SEO e ao marketing digital desde 2019, sou um especialista com 33 anos e 4 anos de experiência profunda na área. Minha jornada é marcada por um histórico rico em estudos de casos e testes práticos, que se estendem desde clientes variados até projetos pessoais inovadores. Atualmente, além de gerenciar meu próprio site sobre SEO, contribuo regularmente com percepções e atualizações sobre os mecanismos de pesquisa para renomados veículos de comunicação como G1, PortalN10 e Piauí Hoje. Meu trabalho e especialização em SEO foram reconhecidos em grandes portais de notícias, incluindo Catraca Livre, G1, ACidadeOn e Rock Content.